RJ tem manhã chuvosa e vias alagam em diferentes regiões
09/01/2025
A partir desta sexta-feira (10), a chuva diminui no Rio de Janeiro, e o sol aparece mais com algumas nuvens no céu. O VLT chegou a suspender a circulação, que normalizou por volta de 13h30. Chuva causa transtornos no Grande Rio
A quinta-feira (9) é de muita chuva no Rio de Janeiro. O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) classificou o risco entre moderado e alto para alagamentos e transbordamentos. de rios e córregos urbanos. Também há alerta para deslizamentos.
No fim da manhã, parte da Cidade de Deus, na Zona Oeste, estava debaixo d’água. Também havia bolsões na Avenida Ayrton Senna (Barra), na Estrada da Pedra (Guaratiba), na Avenida Olof Palme (Camorim), na Rua da Feira (Bangu) e na Avenida Brasil, altura do Assaí (Santa Cruz).
No Centro, o acúmulo de água levou o VLT a suspender a circulação nas linhas 2 e 4 entre 11h25 e 12h08. A circulação normalizou por volta de 13h30.
O mau tempo é decorrente da ação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que com os ventos marítimos contribui para uma atmosfera mais úmida. A nebulosidade mais elevada dificulta o aquecimento, e por isso as temperaturas não sobem tanto, com máxima prevista de 28°C na capital. Apesar disso, a sensação ainda é de tempo abafado, principalmente à tarde.
A partir desta sexta-feira (10), a chuva diminui no Rio de Janeiro, e o sol aparece mais com algumas nuvens no céu, com previsão de pancadas isoladas e passageiras entre a tarde e a noite, sem provocar volumes elevados. A máxima na capital é de 29°C.
O fim de semana e a segunda-feira serão com sol entre algumas nuvens, com possibilidade de chuva fraca a ocasionalmente moderada entre a tarde e a noite, mas de forma rápida e isolada, sem expectativa de volumes elevados. As temperaturas continuam em torno de 30°C.
Ruas alagadas na Cidade de Deus
Reprodução/TV Globo
Como agir em caso de risco de deslizamento?
Observe os sinais de movimentação do terreno, como rachaduras no chão; árvores, postes ou cercas inclinadas ou embarrigadas; desníveis ou fendas no terreno; levantamento do piso da residência; barulhos vindos do chão como se fossem pequenos terremotos;
Se observar algum desses sinais de movimentação do terreno, saia imediatamente da sua casa, vá para um ponto de apoio mais próximo da sua residência e avise à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e os moradores da região;
Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você.
Vias alagadas em São Cristóvão
Reprodução/TV Globo
Chuva alagou ruas em Botafogo
Henrique Coelho/g1 Rio
Chuva no Centro do Rio de Janeiro
Dayane Zimmermann/g1